Sabe o que não pode faltar além (claro!) do seu #SeguroViagem para embarcar para terra do Tio Sam?
- Isso mesmo, o visto!
O tão aclamado visto americano é importantíssimo para entrada no país, que exige que o viajante brasileiro embarque com o visto específico para o seu propósito, e os vistos mais comuns para os Estados Unidos são:
📍 Visitante:
Quer conhecer a Disney? Visitar Hollywood, New York ou Boston? Tem um compromisso profissional?
O tipo de visto B é para pessoas que querem entrar nos Estados Unidos e permanecer por até 6 meses, seja para negócios, participando de reuniões ou conferência, ou para lazer, incluindo férias, visitas à família ou até mesmo uma combinação entre negócios e lazer.
Uma vez que você já tirou o visto aqui no Brasil, quem irá definir quanto tempo você pode ficar nos Estados Unidos é o agente de imigração.
Todas as vezes que entramos nos Estados Unidos, passamos pela imigração e apresentamos nossa documentação, como confirmação de estadia, passagem de ida e volta, seguro viagem e comprovação bancária.
📍 Estudante ou Intercambista:
Pretende estudar em alguma instituição de ensino norte americana?
Para estudar acima de 18 horas semanais ou em cursos com mais de 90 dias de duração é necessário tirar o visto de estudante. Para as escolas particulares, você deverá receber um I-20, que é o documento que relaciona o estudante à escola e ao governo americano. Já para instituições públicas ou programas de intercâmbio do governo, você deverá receber o DS-2019, que tem o mesmo efeito do I-20, porém permite o visto J1 de intercâmbio.
Além disso os estudantes precisam da taxa SEVIS , um sistema online do governo americano para controlar as informações gerais sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio com visto J1 e F1.
📍 Trabalho:
Conseguiu um trabalho nos Estados Unidos? Que notícia boa!!
Para tirar o seu visto, a empresa terá que providenciar a documentação necessária para que você faça a sua aplicação de visto aqui do Brasil.
Cada tipo de visto tem suas especificações e documentações necessárias. Você pode aplicar sozinho ou com despachante, que é o ideal!
Contratar um serviço especializado pode te ajudar a evitar dores de cabeça, afinal pequenos erros podem te custar a aprovação do visto.
O despachante vai te ajudar a reunir a documentação, preencher os formulários, fazer o pagamento das taxas e agendar as etapas presenciais.
Para tirar o visto americano, são necessárias duas etapas presenciais:
1. CASV
A Central de Atendimento ao Solicitante de Visto é o local responsável por checar toda a sua documentação. Você pode levar seus documentos às unidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife ou Porto Alegre.
2. Consulado
É onde você fará sua entrevista para explicar seus motivos para solicitar o visto. Você pode agendar essa entrevista nos consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Porto Alegre.
Quer saber mais sobre os tipos de visto e aplicação? No site do consulado eles informam tudo com detalhes!
Ainda não contratou o seu seguro viagem?
Faça sua cotação e viaje tranquilo!