BLOG

Home Blog #ViajanteInformado O novo coronavírus: COVID-19

O novo coronavírus: COVID-19

Saiba como tudo começou e aprenda a se previnir e identificar o novo coronavírus com a #SeguroViagem!



Um vírus que começou a tomar conta da cidade de Wuhan, China, em Dezembro de 2019, veio se espalhando pelo mundo e no dia 11 de Março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (COVID-19), como pandemia. Sendo assim, a #SeguroViagem se viu a na obrigação de explicar o que significa a palavra pandemia e compartilhar com vocês mais algumas informações sobre como se previnir e identificar o vírus:


Uma doença passa a ser classificada como pandemia quando ela deixa de estar concentrada em uma determinada região e começa a se espalhar para outros lugares e ocupar uma grande parte geográfica. Podemos dizer que atualmente há maior possibilidade de ocorrer pandemias, pensando principalmente, que a facilidade de locomoção entre destinos aumentou bastante. Também é importante lembrar que nem todos os infectados apresentam sintomas de uma determinada doença e, consequentemente, acaba não se preocupando com a possibilidade de transmissão, podendo acarretar em um maior número de portadores da doença.


O COVID-19 pode ser transmitido através do contato físico, superfícies infectadas ou gotículas de saliva, espirro e catarro, sendo indicado ficar a uma distância superior à 1 metro de outras pessoas com sintomas respiratórios e não colocar as mãos no rosto, sempre lavando bem as mãos, punhos e pulsos com água e sabão e fazendo uso de álcool em gel (70%) para ajudar na prevenção. Lembrando que a lavagem das mãos deve durar pelo menos 20 segundos, sendo importante limpar entre os dedos e unhas. Para se previnir também é importante evitar aglomeração, estando doente ou não, manter o ambiente sempre ventilado e não compartilhar objetos pessoais. 


Para que possa identificar o vírus, os principais sintomas da doença são febre, cansaço e tosse seca, também podendo sentir dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta e falta de ar. Alguns pacientes também chegaram a ter alguns problemas gastrointestinais (náusea, vômito e diarréia). Infelizmente não há tratamento mas é indicado beber bastante água, repousar, fazer uso de umificador e tomar banho quente para ajudar no tratamento da dor de garganta, além de uso de medicamentos de gripe, febre e dores no corpo. Também é muito importante o infectado entrar em quarentena! 


O coronavírus é altamente transmissível e pode ficar incubado de 2 a 14 dias, e a média é de 5 dias para começar a se manifestar, porém, isso varia de acordo com cada pessoa. Em um momento como este é muito importante olharmos para o próximo e pensarmos principalmente em pessoas que fazer parte do grupo de risco: idosos, hipertensos, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, doenças respiratórias crônicas, cardíacos, fumantes e outros.




Sua saúde é importante! Olhe para você e para o próximo, pratique empatia e faça a sua parte!

Caso precise viajar, não deixe de contratar o seu seguro viagem nacional ou internacional (clique aqui).

Viaje se for preciso. Não cancele o seu sonho, adie!






ACOMPANHE NOSSO

INSTAGRAM